Vereador sugere realização de mutirão para prevenção ao câncer de próstata

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Real, Carlos Antônio de Lima (Avante), apresentou uma sugestão importante em forma de indicação, na manhã desta segunda-feira, 08, ao chefe do Executivo, durante a realização da sessão ordinária. No mês da campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul), o parlamentar solicita que a secretaria municipal competente organize um mutirão para realização de exames preventivos gratuitos em homens com idade acima de 45 anos, se possível ainda neste mês e com horários diferenciados.

Em sua justificativa, Carlinho Tchaia destaca a importância da realização do mutirão em meio ao Novembro Azul. “O câncer de próstata é uma das doenças que mais mata homens no Brasil e no mês de novembro temos a oportunidade de falar mais abertamente sobre o assunto, ressaltando a importância do seu diagnóstico precoce. Além da informação, precisamos garantir que o público masculino realize seus exames preventivos, principalmente aqueles que estão trabalhando em horário comercial e acabam utilizando esta condição como desculpa para adiar o cuidado com a sua saúde. O mutirão em horários diferenciados ou aos fins de semana ajudaria a atender perfeitamente este público”, ressaltou o presidente.

O vereador finalizou reforçando a importância dos cuidados do homem com a saúde e da quebra dos preconceitos. “Queremos alertar os homens e fazê-los entender a fundamental importância de um ‘check-up’. No caso da prevenção ao câncer de próstata, muitos homens se recusam a fazer o exame do toque, diminuindo assim as chances de cura. Esta é uma doença séria, mas que pode ser prevenida com exames periódicos. Portanto, não deixe que o preconceito e o machismo atrapalhem a sua saúde. Cuidem-se”, alertou Carlinho.

A propositura foi deliberada no plenário da Casa de Leis durante a 61ª sessão ordinária e agora segue para análise do prefeito municipal, mas, para que a matéria ganhasse ainda mais força, os demais vereadores foram convidados pelo parlamentar para participarem como coautores.

Assessoria CMPR

Publicado em segunda-feira, 08 de novembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA
Receba novidades sobre assuntos da Câmara

ENDEREÇO:
Av. Dom Pedro II,1550 - Centro - Cx. Postal
CEP 27570-000 - Porto Real - RJ
ATENDIMENTO:
Telefone: (24)3353-2600
E-mail: ouvidoria@cmportoreal.rj.gov.br

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
De segunda a sexta, das 8h às 14h

HORÁRIO DAS SESSÕES:
Toda segunda e quarta, às 10h