Na manhã desta quarta-feira, 17, o presidente da Câmara de Porto Real, vereador Carlos Antônio de Lima (Avante), apresentou no plenário da Casa de Leis uma sugestão relevante que irá contribuir, consideravelmente, com o rendimento e desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino. O autor solicita que o Poder Executivo realize, de forma gratuita, testes de acuidade visual e auditiva em todos os alunos das escolas municipais, para detectar, precocemente, possíveis distúrbios de audição e visão.
Segundo o autor, a intenção é fazer com que seja possível identificar essas dificuldades e/ou deficiências, de maneira precoce, e minimizar os seus efeitos negativos no futuro desses jovens. “Os alunos serão submetidos a exames com oftalmologista ou otorrinolaringologista e, os que apresentarem dificuldades visuais ou auditivas deverão ser encaminhados para exames complementares”, explicou Carlinho Tchaia.
“Problemas de visão e audição acarretam ônus no processo de aprendizagem, no rendimento escolar, na socialização de muitos estudantes e geram até evasão escolar, mas esta dificuldade pode ser corrigida com a realização de um simples exame. Passei por várias dificuldades enquanto aluno até ser diagnosticado com deficiência auditiva e, por experiência própria, afirmo que o diagnóstico precoce pode melhorar, consideravelmente, a qualidade de vida de um jovem estudante. Não desejo que nossos alunos enfrentem as mesmas dificuldades que experimentei no passado”, acrescentou o parlamentar.
A proposta foi apresentada e aprovada, por unanimidade, durante a 43ª Sessão Ordinária e segue agora para as mãos do prefeito Alexandre Serfiotis. “É uma iniciativa de importante cunho social e tenho certeza que o Executivo Municipal irá analisar a causa com a devida sensibilidade”, concluiu o vereador.
Assessoria CMPR
Publicado em quarta-feira, 17 de agosto de 2022