Guia de Prevenção sobre o Coronavírus

O QUE É CORONAVÍRUS?

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para "coronavirus disease 2019" (doença por coronavírus 2019, na tradução).

Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China e em outros países.

Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

GUIA DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

TRANSMISSÃO

Investigações ainda estão em andamento. O que se sabe até o momento é que a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções

ESPIRRO

TOSSE

CATARRO

GOTÍCULAS DE SALIVA

CONTATO PRÓXIMO, COMO
TOQUE OU APERTO DE MÃO

com pessoa infactada (caso suspeito ou confirmado

CONTATO COM OBJETO OU
SUPERFÍCIES CONTAMINADAS

(seguindo de contato com boca, nariz ou olhos)

SINTOMAS

Sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum

FEBRE

TOSSE

DIFICULDADES PARA RESPIRAR

COMO SE PROTEGER?

Principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas

LAVE AS MÃOS

Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente:

APÓS TOSSIR OU ESPIRRAR

DEPOIS DE CUIDAR DE PESSOAS

APÓS IR AO BANHEIRO

ANTES E DEPOIS DE COMER

AO TOSSIR E ESPIRRAR

CUBRA A BOCA E O NARIZ. USE OS BRAÇOS OU LENÇO DESCARTÁVEL. EVITE USAR AS MÃOS (E SE USAR, LEMBRE-SE DE HIGIENIZÁ-LAS

SE USAR UM LENÇO, JOGUE-O FORA IMEDIATAMENTE E LAVE AS MÃOS

USE, PREFERENCIALMENTE, LENÇOS

FIQUE ATENTO

Quem apresentar sintomas suspeitos deve:

EVITAR CONTATO COM OUTRAS PESSOAS

PROCURAR UM SERVIÇO MÉDICO IMEDIATAMENTE

SEGUIR OS CUIDADOS RECOMENDADOS

CASOS SUSPEITOS

Quem apresentar os sintomas deve procurar qualquer serviço de saúde

PARA CASOS GRAVES, A REDE ESTADUAL DE SAÚDE PREPAROU HOSPITAIS DE REFERÊNCIA NA CAPITAL, INTERIOR E LITORAL.

DÚVIDAS FREQUENTES

O que uma pessoa com sintomas deve fazer?

Procurar o serviço de saúde mais próximo, como um Pronto Atendimento, para análise inicial. Se o quadro for compatível com a definição de caso, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

É preciso usar máscaras?

Sim, há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Tanto para quem estiver saudável, quanto para quem estiver infectado. É importante para quem estiver saudável, não pegue o vírus e quem estiver infectado não transmita a ninguém. É possível que uma pessoa não saiba que está infectada, por não ter os sintomas, portanto, para a segurança de todos, é recomendado o uso de máscara. Além da máscara, todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos.

MATERIAL DE APOIO

Baixe e divulgue essas informações em órgãos públicos da sua cidade