História Política

A histórica primeira sessão da Câmara Municipal do recém criado município de Porto Real foi extraordinária e se realizou em 3 de janeiro de 1997, na ante sala do gabinete do prefeito, que funcionava provisoriamente nas dependências do Porto Real Country Club, a Rua Estevam Domingos Pederassi, nº 83. Foi discutido, votado e aprovado o projeto de lei 001/97, criando a estrutura administrativa do Município de Porto Real, como também o projeto de resolução que criou a estrutura administrativa da Câmara Municipal de Porto Real. A mesa Diretora era composta pelos seguintes vereadores:

Norival da Silveira Diniz

Vice-Presidente

Mauro Ettore

1º Secretário

Jayme da Silva Pereira

2º Secretário

Maria da Conceição de Oliveira

Demais Vereadores:

Cacilda Serfiot do Prado

Délio Ferrari

Jayme Mario Bernardelli

Maria Aparecida da Rocha Silva

Percílio José da Silva

Merece ser transcrita a ata dessa 1ª Sessão:Como ainda não se dispunha de um sistema de gravação em áudio, Alberto Pederassi, o Betinho, anotava tudo e depois digitava no PC 386, equipamento emprestado por uma empresa de Informática.O quadro de pessoal da Câmara contava com sete funcionários:

Dr. Marcelo Araújo Carneiro

– Assessor Jurídico-Legislativo

Fernando Batista Neves

– Assessora de Economia e Finanças

Alberto Pederassi

– Chefe de Administração e Patrimônio

Adalberto da Silva

– Coordenador de Serviços Legislativos

Quele Brasil Silva

– Secretária da Presidência

Laudelina das Dores Antônio

– Auxiliar de Serviços Gerais

Maurício Ribeiro Gonçalves

– Consultor Técnico em Informática

Ao final da sessão foi solicitado aos vereadores que pesquisassem um local para a instalação da Câmara Municipal. Verificadas algumas alternativas optou-se pelo prédio destinado inicialmente à creche, onde funcionava a sede da “Escola de Samba Unidos de Porto Real”, cujo presidente era o sr. Jorge Serfiotis, que gentilmente cedeu o espaço, promovendo um Acordo de Cavalheiros com o presidente da Casa, sr. Norival Diniz e o vice-presidente, Mauro Ettore, sem estabelecer nenhum contrato escrito ou verbal. A seguir procederam-se às reformas e adaptações necessárias ao funcionamento da Câmara Municipal.Coincidentemente, nessa época, a Câmara Municipal da cidade mãe Resende, vinha de uma reforma, e seu presidente, o vereador Alceu Vilela, (Roque) presenteou a recém criada Câmara de Porto Real com o mobiliário dispensado pela reforma.O orçamento de Porto Real teve que ser elaborado pelo então prefeito Sérgio Bernardelli, o qual foi aprovado e em seguida sancionado pelo Poder Executivo.Durante o período que antecedeu à aprovação do orçamento, o Poder Executivo e Legislativo realizavam suas receitas e despesas por duodécimo.