Novembro Azul

O mês mudou, a cor também, mas a luta contra o câncer continua!

Agora é a vez dos HOMENS e do NOVEMBRO AZUL

* * *

O Novembro Azul é um movimento mundial realizado anualmente por diversas entidades durante o mês de novembro para reforçar e conscientizar os homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O objetivo é chamar a atenção do público masculino para a necessidade de se fazer os exames preventivos e para que deixem o preconceito de lado para dar mais atenção à saúde.

>>> Fatores de Risco:

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos, anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. No entanto, para que isso seja possível, há um grande desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.

CUIDAR DA SAÚDE TAMBÉM É COISA DE HOMEM!

VERGONHA É NÃO SE CUIDAR!

Publicado em quarta-feira, 03 de novembro de 2021